GTs promovem articulação importante na rede de proteção da pessoa idosa

No dia 11 de abril, aconteceu o 9º Encontro do Grupo de Trabalho do projeto Políticas Públicas e Envelhecimento da População em Contagem. O 10º e último encontro acontece no dia 9 de maio.

Nas últimas semanas, o projeto acompanhou um encaminhamento importante, resultado dos GTs: Foi possível vincular o Ministério Público à Rede do GT, com a participação, no 8º encontro, de Daniel dos Santos Rodrigues, promotor de Justiça de Contagem, responsável pela pauta da pessoa idosa, que solicitou a participação de uma pessoa representante do MPMG para os demais encontros.

Dr. Daniel orientou o diálogo entre o Comic e Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa de outras cidades e o Comic solicitou a participação de um representante do MPMG nas plenárias, além de sugerir uma agenda de visitas conjuntas às ILPIs do município. 

Essa articulação entre os atores da rede de promoção dos direitos das pessoas idosas é um resultado importante que gera muitos frutos como, por exemplo, agendas entre conselho e Ministério Público, pessoa idosa e serviços da rede, entre outros. 

A aproximação entre MPMG e Comic foi pauta da plenária do Conselho em 30 de março, que contou com a participação da equipe do projeto Políticas Públicas e Envelhecimento da População em Contagem.

Plenária COMIC. Foto: Dilson José de Oliveira

9º Encontro do Grupo de Trabalho

No dia 11 de abril, na sede da OSC CEPA – Centro de Apoio Promocional e Educacional Santo Hermann, aconteceu o 9º GT. Contamos com a presença de 11 participantes, que foram convidados a trabalhar a ideia de uma rede para o município.

Com base na ferramenta de gestão de projetos 5W2H, os participantes responderam à pergunta: “Como deve funcionar uma rede de atenção à pessoa idosa?” Após a produção individual, foram divididos em 2 grupos para que pudessem, a partir de uma construção coletiva, chegar a uma proposta que seria apresentada.

Entendendo a importância dos serviços levantados pela rede, foi possível dialogar sobre o trabalho na prevenção e diminuição da retirada da pessoa idosa da sua moradia, mantida a garantia de direitos, além da prevenção a agravos de saúde a partir de ações que ofertem serviços condizentes com a realidade da população.

Surgiram, ainda, considerações sobre a necessidade do fortalecimento do conselho local, a importância de processos desburocratizados e a destinação de imposto de renda de pessoa física na contribuição do financiamento de ações.

 

Trabalhamos também os caminhos para a continuidade de uma rede a partir do encerramento do projeto do CeMAIS, que será a pauta majoritária do 10ª Encontro.

 

Uma Iniciativa realizada pelo CeMAIS em parceria com a Prefeitura de Contagem e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Contagem, com destinação de imposto da CEMIG e do Banco Itaú.