CeMAIS

O CeMAIS é uma associação privada sem fins lucrativos que promove a intersetorialidade e a articulação entre o Primeiro Setor (governo), Segundo Setor (iniciativa privada) e o Terceiro Setor (sociedade civil).

Fomentamos os elos e parcerias entre governos, empresas e instituições sociais para o enfrentamento de problemas comuns e para a realização de projetos que promovam o desenvolvimento sustentável. Planejamos as alianças estratégicas, mobilizamos a sociedade e desenvolvemos projetos nas áreas de educação, saúde, segurança, meio ambiente, defesa de direitos, dentre outras, unindo forças e recursos de forma inovadora para superar problemas críticos e avançar no desenvolvimento.

O CeMAIS e a celebração da idade

Diante do cenário de amadurecimento populacional, é preciso nos unirmos para garantir às pessoas idosas seus direitos à vida, ao respeito, ao atendimento de seus necessidades básicas, à saúde, à educação, à moradia, à justiça, ao transporte e ao esporte e lazer. 

Foi com essa motivação que nasceu o projeto Caleidoscópio 60+, que busca potencializar a política municipal da pessoa idosa de Belo Horizonte, promovendo a articulação dos agentes da rede de direitos da população 60+, o apoio ao trabalho do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Belo Horizonte (CMI-BH) e o empoderamento dessa parcela da sociedade sobre seus direitos e como agir quando estes lhe são negados. 

Com financiamento do Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte, o projeto Caleidoscópio 60+ conta com o patrocínio da Cemig, Itaú, Vale, BB Consórcios, VLI, Pottencial Seguradora e Gerdau e prevê realizar as seguintes ações:

  • Modelo de custos para serviços de atendimento à pessoa idosa.
  • Acompanhamento e ativação de redes de proteção e defesa dos direitos da população 60+.
  • Difusão de Informações sobre direitos e qualidade de vida para população 60+.
  • Apoio ao CMI-BH.