Canais de Denúncia

Saiba como denunciar violência contra pessoa idosa

Se você presenciou uma pessoa idosa sofrendo violência ou tendo seus direitos cerceados, ou é vítima de situações como essa, é importante saber a quem recorrer. 

As denúncias de violações dos direitos da pessoa idosa podem ser feitas anonimamente pelo Disque Direitos Humanos (Disque 100). Além disso, existem outros canais, como o WhatsApp (61-99656-5008), ou pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil, no qual o cidadão com deficiência encontra recursos de acessibilidade para denunciar. Todos esses canais são gratuitos e atendem diariamente, 24h - inclusive nos finais de semana e feriados. 

Em Minas Gerais, existe a Delegacia Especializada de Proteção e de Crimes Contra o Idoso, que fica na Avenida Augusto de Lima, 184, Barro Preto, em Belo Horizonte. O cidadão pode entrar em contato com a unidade por meio dos telefones: (31) 3236-1880 // 3236-1746 // 3330-1747.  A delegacia é de responsabilidade da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG) e funciona das 8h às 18h horas.

Vale lembrar que segundo o artigo 3º do Estatuto  da Pessoa Idosa estabelece que “É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar à pessoa idosa, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.

Clique aqui para conhecer os tipos de violência contra pessoa idosa.