Formação Para Fortalecimento de OSCS

A Jornada do Conhecimento Compartilhado (JCC) Gestão de Projetos é uma capacitação para Organizações da Sociedade Civil que atuam com a pessoa idosa na cidade de Contagem e para outros atores comprometidos com a política de atenção à pessoa idosa.

Preparamos essa formação virtual em 10 módulos para contribuir com o conhecimento compartilhado sobre estratégias de gestão de projetos sociais. Os 5 primeiros módulos são sobre gestão institucional e os 5 últimos, sobre gestão de projetos.

Revise seus conhecimentos, compartilhe esta formação com os colegas e assista quantas vezes quiser!

Essa é uma iniciativa do projeto Políticas Públicas e Envelhecimento da População em Contagem, realizado pelo CeMAIS em parceria com a Prefeitura de Contagem e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Contagem, com destinação de imposto da CEMIG e do Banco Itaú.

 

Fortalecimento de OSCS

Módulo 1: O que é Gestão Estratégica?

Neste vídeo, a assistente social Íris Cordeiro nos ensina sobre o planejamento estratégico no contexto interno e externo às organizações, sobre as oportunidades e riscos para o cumprimento de metas e sobre a importância da mobilização social.

 

Módulo 2: O que é Gestão de Pessoas e como fazê-la de forma satisfatória?

Neste vídeo, a assistente social Luciana Alves fala sobre as relações interpessoais no ambiente de trabalho e a importância do cuidado e valorização de cada profissional que atua na organização.

 

Módulo 3: Gestão Administrativa e Financeira

Neste vídeo, a contadora Giuliane Amâncio apresenta ferramentas para o planejamento financeiro estratégico das organizações e a importância da transparência no uso dos recursos.

 

Módulo 4: Como fazer uma Comunicação que funciona?

Neste vídeo, a jornalista Mariana Pimenta discorre sobre as cinco perguntas que uma organização precisa responder para fazer uma comunicação estratégica, que traz visibilidade e transparência às ações e projetos.

 

Módulo 5: Toda organização deve ter um setor jurídico?

Neste vídeo, a supervisora de projetos e psicóloga Pâmella Noronha explica a importância do acompanhamento jurídico para garantir a regularidade e o bom funcionamento das organizações.

 

Módulo 6: Elaboração de projetos

Neste vídeo, a assistente social Dayane Pinho nos ensina sobre as etapas que não podem faltar na elaboração de um projeto e dá algumas dicas que farão a diferença para o projeto ganhar destaque.

 

Módulo 7: Execução e monitoramento de projetos

Neste vídeo, a jornalista pós-graduada em Gestão de Projetos Delânzia Junho nos ensina sobre as principais estratégias, metodologias, ferramentas e boas práticas no gerenciamento de projetos.

 

Módulo 8: Captação de recursos

Na parte 1 deste vídeo, a gestora de projetos Pâmella Noronha ensina como se organizar para captar recursos para a organização de diversas formas e qual o passo a passo para conseguir captar por meio de editais de projetos. Na parte 2, Pâmella fala sobre como as empresas selecionam os projetos nos quais elas investem e dá dicas sobre como “vender” a sua proposta da melhor maneira.

 

Módulo 9: Como fazer uma Comunicação eficaz?

Neste vídeo, a jornalista Luiza Lambert nos ensina como construir uma estratégia de comunicação assertiva e eficiente por meio do Plano de Comunicação, uma ferramenta essencial nas organizações.

 

Módulo 10: Prestação de contas

Neste vídeo, a advogada Aline Seoane apresenta três dicas fundamentais na hora de fazer a prestação de contas, um compromisso da organização que traz transparência e credibilidade para as ações executadas.