Comunicação e garantia de direitos da pessoa idosa: tem relação?

O direito à comunicação é um direito humano presente na nossa Constituição. Ele está relacionado à possibilidade de diálogo e participação social, e é um instrumento para garantia de outros direitos e para a construção de uma sociedade mais democrática!

Isso significa que informar a pessoa idosa sobre seus direitos e como acessá-los também é um dever do Estado e da sociedade! Pensar estratégias para que essa comunicação seja clara e assertiva é muito importante.

E o direito à comunicação não é uma via de mão única. Isso significa que, para além de informar, também precisamos ouvir e estabelecer diálogo!

É necessário reconhecer a pessoa idosa como sujeito ativo e central na construção de políticas públicas.

Você já sonhou com um mundo em que os direitos são garantidos? Um mundo em que pessoas de todas as idades e contextos estão envolvidas no compromisso com a qualidade de vida das pessoas idosas de hoje e de amanhã?

Para que isso seja realidade, não só a pessoa idosa, mas toda a sociedade precisa estar informada e mobilizada. Por isso, o CeMAIS criou o site contagem60mais.org.br, um canal de comunicação para promoção dos direitos da população 60+ em Contagem. Lá, você encontra notícias relevantes para o público idoso, formações para conselheiros de direitos, cuidadores e outros agentes que atuam na rede de atendimento à pessoa idosa, além de pesquisas e diagnósticos que auxiliam no entendimento do cenário que a pessoa idosa se encontra no município e fornecem dados para o avanço na construção de uma cidade que é de todos e para todos.

Faça, você também, parte dessa construção! Juntos, compartilhando conhecimentos e trocando experiências, exercendo a comunicação como instrumento de cidadania, tornamos sonhos realidade.

Sofia Fuscaldi, jornalista na Nenhum Destes, empresa de Comunicação para o Terceiro Setor.

 

Áudio gravado por: Luciana Alves

 

Iniciativa realizada pelo CeMAIS em parceria com a Prefeitura de Contagem e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Contagem, com destinação de imposto da CEMIG e do Banco Itaú.