Vivemos em uma sociedade que apresenta configurações familiares bem diferentes de anos atrás. Famílias menores, mulheres no mercado de trabalho, taxa de natalidade mais baixa e aumento da expectativa de vida. Essa realidade torna-se um desafio quando bate à porta de pessoas idosas que passam a depender de cuidados de terceiros.
As Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas, conhecidas também como ILPIs, são equipamentos tipificados pela Assistência Social no Brasil e visam garantir a proteção integral para pessoas com 60 anos ou mais. A maioria delas são organizações da sociedade civil e vivem desafios gigantescos para a manutenção de suas atividades.
Por outro lado, cresce o número das chamadas ILPIs privadas. São empresas criadas após perceberem o potencial lucrativo no mercado de serviços para as pessoas idosas. Muitas delas oferecem um bom serviço, mas o custo elevado necessário ao cuidado integral não atende ao poder aquisitivo da maior parte da população, que acaba sendo acolhida em casas inadequadas, irregulares ou até clandestinas. Tal cenário aumenta o olhar crítico e preconceituoso sobre as ILPIs, por muitos anos consideradas lugares de abandono.
As ILPIs são equipamentos de proteção integral que atendem às necessidades das pessoas idosas e suas famílias, contribuindo para o fortalecimento de vínculos quando oferecem adequadamente segurança, cuidado e ações de interação familiar, social e comunitária.
Todas as ILPIs, sejam elas socioassistenciais, públicas ou privadas, precisam ser fiscalizadas em conformidade com as normativas existentes. Assim, podemos também reconhecer a importância do serviço e o bom trabalho desempenhado por muitas delas.
É preciso avançar na promoção de ações que de fato atendam às demandas da população idosa dependente. Promover o diálogo sobre a garantia dos direitos das pessoas idosas e a conscientização sobre o papel das políticas públicas nesse sentido é uma forma de fortalecer as ILPIs e aumentar a compreensão social da realidade da pessoa idosa.
Vamos juntos fortalecer a política de atenção à pessoa idosa. A estrada é longa, as demandas são urgentes e a garantia de direitos é o nosso foco.
Pâmella Noronha, gestora de projetos do CeMAIS
Áudio gravado por: Íris Cordeiro
Iniciativa realizada pelo CeMAIS em parceria com a Prefeitura de Contagem e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Contagem, com destinação de imposto da CEMIG e do Banco Itaú.
Realização