A cidade que não quer deixar ninguém para trás: relatório da pesquisa sobre a pessoa idosa frágil de Contagem

Garantir às pessoas idosas acesso a cuidados de saúde adequados, apoio social e recursos necessários para que possam desfrutar de uma vida plena e com dignidade é um compromisso de todas as pessoas. Ainda assim, o avanço nas Políticas Públicas e de cuidado voltadas para a pessoa idosa frágil são um desafio para o nosso país. Cientes dessa realidade, a equipe do CeMAIS realizou uma pesquisa sobre a população idosa frágil em Contagem, buscando avançar localmente nas discussões sobre o bem-estar e a qualidade de vida de pessoas idosas e contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas que promovam a autonomia, a integração e a participação social desse grupo.

A pesquisa traz dados importantes para a atuação de governos, conselhos, empresas e organizações sociais. Por meio do projeto Políticas Públicas e Envelhecimento da População em Contagem, realizamos 203 entrevistas em domicílio, abordando diferentes aspectos, desde características sociodemográficas, moradia e convivência até o acesso a serviços de saúde e de assistência social.

A colaboração da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar foi essencial para viabilizar a execução do campo, fornecendo acesso a duas listas: uma com idosos que recebiam atendimento domiciliar da assistência social e outra proveniente do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

O questionário aplicado foi discutido e revisado pela equipe técnica do CeMAIS e pelas referências técnicas das Secretarias de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar e de Saúde do município.

Os indicadores obtidos demonstram que existe uma lacuna no vínculo entre os serviços de saúde e assistência social para uma grande parte do público de pessoas idosas, sendo necessário fomentar ações que levem informação a respeito do público atendido por cada serviço e da existência de espaços de participação popular. Este é um passo importante rumo a uma sociedade que cresce sem deixar ninguém para trás.

Leia o relatório completo aqui!

 

O estudo é uma iniciativa do CeMAIS com incentivo da Prefeitura de Contagem, Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Contagem (Comic) e Fundo Municipal do Idoso e destinação de impostos da CEMIG e do Itaú.