CeMAIS

O CeMAIS é uma associação sem fins lucrativos criada em 2006 para contribuir com o crescimento da sociedade, sem que ninguém seja deixado para trás. Para isso, promove a intersetorialidade e a articulação entre o Primeiro Setor (poder público), Segundo Setor (empresas) e o Terceiro Setor (sociedade civil).

A organização social fomenta elos e parcerias entre governos, empresas e organizações da sociedade civil para o enfrentamento de problemas críticos e para a realização de projetos que promovam garantia de direitos e desenvolvimento sustentável. Planeja alianças estratégicas, mobiliza a sociedade e desenvolve projetos nas áreas de educação, saúde, segurança, meio ambiente, defesa de direitos, dentre outras, unindo forças e recursos de forma inovadora.

 

Políticas Públicas e Envelhecimento da População em Contagem

O projeto Políticas Públicas e Envelhecimento da População em Contagem é uma iniciativa do CeMAIS que irá atuar por 12 meses no município fortalecendo as políticas de atendimento à pessoa idosa, por meio de ações com a rede intersetorial e do fomento às boas práticas na atenção e cuidado com as pessoas 60+. O projeto iniciou em 1º de junho de 2022.

Acreditamos que pensar numa cidade para os idosos é pensar em uma cidade de todos

O amadurecimento populacional já é realidade. Por isso, é preciso trabalhar de forma incessante para garantir às pessoas idosas os direitos que estão previstos na Constituição Federal. O trabalho de potencialização da política municipal da pessoa idosa de Contagem realizado por este projeto vai beneficiar as pessoas idosas do presente e do futuro.

A execução do plano de ação segue as diretrizes  do Programa Nacional de Direitos Humanos, da Política Nacional do Idoso, da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa e do Estatuto do Idoso.

Com financiamento do Fundo Municipal do Idoso de Contagem, o projeto Políticas públicas e envelhecimento da população em Contagem conta com o patrocínio da Cemig  e do Banco Itaú. O objetivo é realizar as seguintes ações:

  • Mapeamento da rede de serviços disponíveis.
  • Pesquisa-diagnóstico sobre as condições dos idosos frágeis em cuidados domiciliares.
  • Serão oferecidas capacitações sobre gestão e cuidado para organizações e profissionais ligados à assistência social, além da produção e compartilhamento de informações sobre a garantia de direitos e o cuidado com as pessoas idosas.